Blog Oficial

blank

A Trignosfera Democratiza o acesso a serviços de Alta Performance com NVMe!

Desde a nossa criação, que foi para a Trignosfera, uma das condições essenciais nos nossos serviços.
A ideia de que ninguém fica para trás e que todos merecem ter sempre o melhor.
E isso moldou sempre a forma como criávamos os nossos produtos e os adequávamos aos nossos clientes.

Quando começamos todos os nossos produtos eram baseados na melhor tecnologia de Storage que existia… Falamos dos discos mecânicos SAS de 15.000 RPMS.
Eram extremamente rápidos para a altura, mas perdiam muito no acesso á informação na forma de pequenos ficheiros e acessos repetidos.
O que fazia com que os sites mais pesados acusassem as limitações do formato.
Eventualmente surgiu uma nova tecnologia que revolucionou todo o conceito de Storage e acessos á mesma!
Falamos claro dos discos SSD na ligação SATA3. Estes discos já não eram mecânicos mas sim lógicos, com vários módulos de memória NAND que permitia um acesso muito mais rápido e melhores tempos de resposta.

A Trignosfera também evoluiu na altura a sua oferta para reflectir esse serviço.
E sempre sem aumentar os custos aos clientes, ou fazer distinções entre os mesmos.
No entanto as ligações á Internet começaram a ficar cada vez mais rápidas, e os sites a usar cada vez mais recursos e componentes multimédia.
Esta conjugação levou a que mesmo com a tecnologia SSD, fosse possível ficar limitado pelo interface SATA3, que limitava a banda perto de 600MB/Sec quer fosse na leitura ou na escrita.

Para ultrapassar estas limitações foi lançado um novo conceito de SSD… O NVMe!
Este tipo de Disco Sólido, corre num pequeno Stick que é ligado directamente na motherboard do servidor, e usa uma ligação PCI-Express para ultrapassar as limitações do SATA3.

blank
Aqui podemos ver um disco NVME ligado directamente na motherboard. Simples rápido e directo!
E os ganhos em termos de performance e tempos de acesso são simplesmente de outro mundo!

blank
Vemos nesta imagem a evolução do tipo de armazenamento que era usado nos servidores.
Temos o comum HDD, o disco mecânico que andou no mercado décadas e décadas (ainda existe mas é agora relegado para funções de backups devido á sua elevada capacidade de armazenamento).
Depois temos então o SSD, que apesar de usar a mesma ligação que o HDD, permite velocidades e tempos de acesso bastante mais rápidos (apesar de ter menos capacidade que os HDD´s).
E por fim a mais recente tecnologia em termos de discos de armazenamento… o NVMe, que permite velocidades e tempos de acesso em várias vezes mais rápidos que os SSD´s mas que tem de todos a menor capacidade de espaço disponível.

E quanto é mais rápido que as restantes tecnologias?
Podemos ver neste gráfico que o salto de SSD para um NVMe de Gen2 por exemplo são consideráveis:

blank
Mas isto é apenas o começo! Existem várias Gerações de NVMe´s!
Sendo que apenas se começou a notar a “Separação” entre os SSD´s e NVMe´s com a Gen 2!.

No entanto a Trignosfera esperou algum tempo para deixar amadurecer a tecnologia e deixando que os custos baixassem um pouco para permitir dar o salto para as novas tecnologias que vieram posteriormente depois da Gen2.

E assim em 2024, a Trignosfera em parceria com a Samsung (parceiro que nos acompanha nos SSD´s já á bastante anos), passamos a ter novos servidores de última geração, com NVMe´s Gen3 para os planos Entry e Gen4 para os planos Premium e para as nossas Revendas.

E o salto em performance face ao que tínhamos é incrível… Seja Gen3 ou Gen4, a performance que se consegue extrair destes NVMe´s é incrível!
E se outros concorrentes segmentam e COBRAM MAIS por ter um alojamento baseado em NVMe em vez de ser o vulgar SSD…
Na Trignosfera fizemos as contas e o esforço necessário para que não só não exista qualquer custo adicional nas novas contas de alojamento e revenda, como TODOS os nossos clientes já existentes foram actualizados SEM QUALQUER CUSTO, para alojamentos NVMe Gen3 e Gen4.

blank
Podemos ver aqui neste quadro como se relacionam as várias tecnologias de armazenamento entre si…
Actualmente a Trignosfera já não está a usar discos HDD, nem para funcionalidades básicas como os backups. 
Estamos a relegar os discos SSD´s para backups dos servidores e a guardar os preciosos NVMe´s para os alojamentos e revendas dos nossos clientes.

E concerteza que já devem ter reparado nos ganhos de performance que o seu site, email e projectos ganharam desde que implementamos os nossos novos servidores.
blankMas as novidades não terminam por aqui!
Com acesso a melhores e mais recursos, achamos que faria sentido ainda DAR MAIS aos nossos clientes.
E como tal reformulamos os nossos planos de Alojamento, tendo agora garantidos 100% de CPU e 1GB de Ram DDR5 dedicada com a possibilidade de evoluir para 2GB nos planos Entry Line.
E agora todos os nossos planos Premium Line têm 100% de CPU e 2GB de Ram DDR5 dedicada de raiz! Podendo os nossos clientes ainda evoluírem para os planos Premium SUPER com 200% ou mais de CPU e 3GB ou mais de RAM dedicada!

Mais uma vez ao contrário de outros concorrentes, a trignosfera coloca todos os novos recursos ao serviço dos clientes sem qualquer alteração de valores ou aumentos aos mesmos.

E assim podemos garantir que é possível dar o melhor aos nossos clientes e permitir um caminho justo de crescimento para a Trignosfera.

blank
Connosco nenhum cliente fica de fora, das melhores evoluções técnicas e no fundo tornamos acessível para todos terem um alojamento de altíssima performance a um custo muito simpático!

Espero que estas novidades sejam do agrado de todos os nossos clientes, colegas e amigos.
Trabalhamos diariamente para conseguir a confiança dos nossos clientes e sempre que podemos re-investimos o que ganhamos para poder voltar a dar novamente aos nossos clientes.

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre estas novidades ou outras questões não hesite em nos contactar pelos nossos diversos métodos de contacto:

Emails:
geral@trignosfera.pt
admin@trignosfera.pt
apoio@trignosfera.pt

Ou através das nossas presenças nas redes sociais:

Facebook:
www.facebook.com/trignosfera

Twitter/X:
www.twitter.com/trignosfera

Com os meus melhores Cumprimentos,

Paulo Eduardo
CEO & Founder – Trignosfera