Datacenter e Bastidor

Como uma empresa que aposta, na qualidade e excelência de serviço, a Trignosfera tem uma infraestrutura que não só é “cutting edge”, como também é uma infraestrutura adaptada aos seus serviços e altos padrões de qualidade.

Temos todas as condições técnicas e logísticas para podermos oferecer aos nossos clientes apenas e só o melhor em termos de serviço.

Temos todos os nossos servidores, nodos de processamento, SAN e NAS colocados no melhor datacenter em Portugal.

O ITconic Datacenter Lisboa. Nesse datacenter temos uma das mais avançadas redes de ligação quer entre os servidores quer com o mundo exterior.

Dotamos os nossos serviços de ligações de fibra ótica com um backbone de 10 GBits, que por sua vez é ligado ao nosso switch que suporta 5 GBits de banda.

Todos os nossos servidores tem 1 GBits dedicados e em full duplex para transferências de dados.

Para complementar a nossa infraestrutura, todos os nossos servidores são protegidos por uma ups da APC com vários níveis de controlo, estabilidade e protecção.

O nosso software

E se o hardware é importante, o software é também uma peça importante.

Mais uma vez escolhemos apenas os melhores softwares para os nossos servidores.

Como base para qualquer servidor, usamos o conjunto do CentOS e o CloudLinux Kernel com LVE!

Graças ao seu Kernel Optimizado para Hosting, garantimos com o CloudLinux e o LVE, que servidores lentos e indisponíveis são uma coisa do passado…

Usando software da cPanel (WHM cPanel), garantimos aos nossos clientes os melhores paineis de controlo do mundo para as suas contas de revenda ou de alojamento.

Temos também softwares de suporte como o Softaculous, que permite a criação quase imediata de sites, fóruns, blogs, etc com apenas alguns cliques do rato…

Para maior segurança e otimização dos sites dos nossos clientes, temos também a aplicação e plataforma: CloudFlare. Com esta aplicação é possivel tornar o seu site, mais rápido, mais seguro e com a garantia de uma plataforma global de distribuição de dados… Para que nunca fique offline!

Uma área de clientes exclusiva e criada de raiz para a Trignosfera, onde o cliente tem acesso a informação muito útil para a gestão dos seus “patrimónios” na Trignosfera.

Por fim a segurança é sempre palavra de ordem na Trignosfera.

Somos extremamente rigorosos nessa matéria!

Com Firewalls ativas com várias layers de proteção divididas por diversos pontos na nossa infraestrutura. Garantimos que nenhum “intruso” passa pelas proteções e danifica os nossos dados. Com a Segurança Ativa Avançada da Imunify360 que é atualizada constantemente e o sistema de anti-spam Spam Assassin, garantimos aos clientes, acesso “limpo” aos seus dados e uma verificação constante dos volumes de spam que chegam á caixa de correio.

Por fim temos a redundância!

Temos sempre backups diários de todas as contas e informações importantes.

Esse processo é garantido por duas layers de proteção cativa que funcionam em paralelo.

Por um lado temos os backups mensais (para alojamento partilhado) criados pelo cPanel, que permite restauros imediatos e totais.

Depois temos a segunda layer de proteção, que é garantida pelo poderoso software: JetBackup!

Com este software o cliente tem acesso comodamente via painel do cPanel, a um histórico de 10 pontos de restauro (10 dias de histórico), e onde os backups são realizados 1x por dia!

Com estas soluções é sempre possível recuperar a totalidade do alojamento, mesmo que o seu conteúdo tenha sido completamente destruído num ataque.
Nenhum cliente fica sem proteção e temos sempre um backup diário e total caso seja necessário.

O nosso hardware

Uma Infraestrutura só vale se o seu hardware for de grande qualidade.

E aqui é um ponto que a Trignosfera é extremamente rigorosa e na seleção dos seus servidores nada é deixado por ver ou testar.

Depois de um largo estudo efetuado no final de 2010 e primeiro semestre de 2011, verificamos que a arquitetura de 1 servidor físico e dedicado para um volume limitado de clientes partilhados era claramente ineficiente.

Tal iria invariavelmente levar a gastos excessivos em energia, despesas elevadas em manutenção e mesmo uma incapacidade da Trignosfera poder oferecer melhores ofertas aos seus clientes.

Assim começamos a reestruturar a nossa infraestrutura para que a mesma pudesse crescer de forma mais eficiente e mais otimizada.

A solução então passou por adquirir servidores especializados para processamento (nodos de processamento) e depois uma unidade de armazenamento centralizada de altíssima performance (SAN).

A juntar a esta nova arquitetura, temos ainda uma unidade deslocalizada para backups (NAS), que tem imenso espaço para backups e outras aplicações que não estejam a correr nas maquinas de produção. Todas estas maquinas comunicam entre si através de ligações dedicadas de fibra ótica.

E quando falamos de uma infraestrutura inteligente falamos da capacidade de gestão ativa e inteligente dos recursos disponíveis na mesma…

Os nossos nodos de processamento (12 e 24 cpus + HT) e 64GB de Memoria ECC, conseguem partilhar os seus recursos de forma dinâmica para todos os servidores virtualizados nos mesmos.

Tal acontece com os acessos aos dados e alojamentos, que ficam colocados numa unidade com várias dezenas de discos SSD de alta performance com funcionalidade RAID avançadas e que permitem tempos de acesso muito rápidos e claro muito espaço para o alojamento.

Com esta arquitectura topo de gama conseguimos os seguintes objectivos:

  • Menor consumo energético (seguindo a filosofia ECO-GREEN), tendo mais potência de processamento.
  • Proteção de dados, com mais redundância e rapidez de acesso usando múltiplos discos SSD em paralelo.
  • Controlo centralizado e ambiente virtualizado.
  • Gestão de recursos de forma mais inteligente e dinâmica com total aproveitamento.
  • Crescimento e expansão modular através da Nuvem “Cloud Hosting” sempre que necessário.
  • Maior rapidez de acesso aos conteúdos e alojamentos.

Com esta infraestrutura a Trignosfera pretende que todos os nossos clientes possam usufruir de um serviço última geração, para que se possa concentrar mais nos seus projetos e menos na problemática dos serviços de alojamento.

Trignosfera, inova ao tornar-se numa das empresas de alojamento que aposta no futuro do alojamento em nuvem e deixando para tras a antiga forma de trabalhar.

Máxima qualidade de serviço, sem compromissos… É essa a nossa missão!