Blog Oficial

blank

Intervenção agendada para a infra-estrutura da Trignosfera – 29-10-2014

Sintra, 25-10-2014
Trignosfera – Sede

www.trignosfera.pt

blank

Assunto: Intervenção agendada para a infra-estrutura da Trignosfera – 29-10-2014

Estimados clientes,
Com objectivo de actualizar a nossa infra-estrutura cloud em termos de softwares e actualizar alguns componentes críticos da Trignosfera.
Vai decorrer na madrugada e início da manhã do dia 29 de Outubro (Quarta-Feira), uma intervenção que irá actualizar uma parte da nossa infra-estrutura (Servidores ALPHA e BETA).

A operação está prevista começar ás 06:00 estando planeado termos os trabalhos concluídos até ás 10:00 da manhã de Quarta-Feira (29 de Outubro).
Apesar deste espaço temporal, contamos que cada servidor fique apenas entre 45 a 90 minutos offline, sendo gradualmente recolocado online conforme a operação se conclui nessa parte.
Durante este período nenhum alojamento ou revenda partilhada estará online pelo que recomendamos que vão verificando a nossa página no Facebook e Twitter para informações sobre o estado da intervenção.

Actualizações Principais da intervenção:

– Actualização do Apache 2.2 para o Apache 2.4
– Actualização do MySQL 5.5 para o 5.6
– Actualização do PHP 5.3 para PHP 5.5

>> Nota Importante sobre estas 3 actualizações <<

Actualização do Apache 2.2 para o Apache 2.4:
O Apache 2.4 traz melhorias ao nível de performance, mas existem certas entradas no .htaccess que deixarão de funcionar.
Esta situação deverá afetar cerca de 1 a 3% dos clientes do Servidor Alpha e Beta.
Estes clientes passarão a ver “Internal Server Error” quando acedem ao site. A resolução passa por remover essas linhas e/ou substituir pelo formato mais recente.

Actualização do MySQL 5.5 para o 5.6:
A actualização do MySQL tal como a do Apache, traz melhorias em termos de performance e serve de ponte para o 6.0 que será implementado num futuro próximo.
O problema é que deixa de permitir um formato de password antigo, que possivelmente vários dos nossos clientes utilizam.
Após upgrade, os sites com versões antigas da password passarão a dar erro na autenticação MySQL (o erro surge nos sites como se tivessem a usar uma password errada).
A resolução passa pelo cliente substituir a password pela mesma password, ficando assim no novo formato e desparecendo o erro.
Este problema deverá afetar cerca de 20% dos sites, com especial incidência nos servidores mais antigos.

Actualização do PHP 5.3 para PHP 5.5:
O PHP 5.3 foi descontinuado e já não recebe actualizações.
Resta apenas o 5.4 e 5.5, sendo que ambos diferem bastante do PHP 5.3.
Vários sites não suportam o PHP 5.4 ou 5.5.
A resolução passa pelo cliente mudar a versão do seu PHP no seu respetivo CPanel para uma versão mais antiga (5.3), ficando assim apenas em risco esse site.
Este problema deverá afetar mais de 25% dos teus sites nos 2 servidores. O que recomendamos é que numa primeira fase se tiverem problemas a reverter pelo cpanel para a versão 5.3 e assim que possível, actualizarem os sites para que os mesmos possam suportar o PHP 5.5. Lembramos que ao não existir mais actualizações o php 5.3 estará disponível por tempo limitado enquanto a transição entre as versões ocorrem.

Vamos também aproveitar a altura para promover alguns melhoramentos na nossa infra-estrutura e servidores sendo feita a seguinte ordem de trabalhos antes da reposição online dos serviços…

– Actualização da plataforma Cloud 3.4 para a Cloud 3.4.4 para acomodar as novas alterações.
– Actualização do Sistema Operativo para a nova plataforma proprietária.
– Actualização do Sistema CloudLinux Kernel LVE para o novo S.O.
– Actualização de softwares base que operam em conjunto com os kernels novos.
– Actualização de Firmwares de algum equipamento, para as suas últimas versões de produção (Firewalls, Switchs, etc…).
– Actualização de softwares e aplicações que operam dentro do sistema operativo.
– Actualizações se necessário das versões do cpanel e whm e também dos softwares a eles associados.
– Testes de segurança á nova infra-estrutura para falhas de conectividade e de energia.
– Verificação da integridade da estrutura dos servidores e limpeza de dados obsoletos na sua estrutura.

Apesar de toda a complexidade da intervenção, para os clientes não será necessário realizar qualquer intervenção (a não ser as que estão indicadas nas 3 actualizações principais) ou mesmo backups dos dados (se bem que recomendamos sempre que os clientes o façam de forma regular…), visto que esta operação não irá interferir com a informação, ip´s e dados dos nossos clientes.

Iremos estar durante todo o dia 29 a dar suporte a todos os nossos clientes que tenham dificuldades por causa destas actualizações.
Lembramos que para uma mais rápida resolução e suporte, devem sempre indicar qual é o domínio associado ao alojamento e o problema que estão a ter, tentando ser o mais detalhado possível.

Com esta intervenção, contamos que a estrutura fique ainda mais rápida, estável e segura!
Pedimos desculpa pelo tempo que a intervenção irá demorar, no entanto pensamos que os ganhos que os clientes vão obter, irão certamente compensar este pequeno inconveniente…
Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre esta intervenção ou outras questões não hesite em nos contactar pelos nossos diversos métodos de contacto:

Emails:
geral@trignosfera.pt
admin@trignosfera.pt
apoio@trignosfera.pt

Ou através das nossas presenças nas redes sociais:

Facebook:
www.facebook.com/trignosfera

Twitter:

www.twitter.com/trignosfera

Com os meus melhores Cumprimentos,

Paulo Eduardo
CEO – Trignosfera