Actualização das nossas políticas de envio de emails e Anti-Spam (21-06-2014)
Sintra, 21-06-2014
Trignosfera – Sede
Assunto: Actualização das nossas políticas de envio de emails e Anti-Spam
Estimados clientes,
A Trignosfera leva muito a sério a segurança e qualidade dos nossos serviços com um conjunto completo de funcionalidades.
Tais funcionalidades correspondem aos acessos, sites, bases de dados, contas de email e os vários serviços que dessas funcionalidades fazem uso.
Vários estudos recentes, concluem que 80% de todo o movimento de emails na Internet é de conteudo considerado “Spam”.
Esta é uma tendência que infelizmente tem continuado a aumentar… Uma autêntica praga que parece não ter fim á vista.
Recentemente as listas mundiais Anti-Spam e outros operadores de listas Anti-Spam Proprietárias, começaram a actualizar as suas políticas de utilização e endurecendo as políticas em que são considerados, spam os emails que são analisados.
Outra novidade é o facto de em vez de listar apenas o email em questão ou até o ip do servidor de onde originou o email. Agora alguns serviços listam a gama completa de ip´s relativos ao email considerado spam.
Tal situação bloqueia de uma acentada dezenas de ips, causando enormes problemas ao provedor de serviço e aos clientes desse mesmo provedor.
A Trignosfera já por mais que uma vez, teve diversos problemas por ter políticas relativamente permissivas de envio e análise dos emails dos clientes.
Tal situação tem já mais que uma vez, prejudicado directamente a Trignosfera e secundáriamente outros clientes que nada tiveram a ver com abusos de terceiros.
Com isto dito.
A Trignosfera iniciou um processo de actualização da sua política de difusão e envio de emails.
Este processo foca-se em várias vertentes que abaixo se descriminam:
a) Análise mais intensiva dos alojamentos que usem softwares opensource ou freeware e que não procedam a actualizações dos softwares.
Iremos ser muito rigorosos nestas situações e se for o caso suspender todos os alojamentos que estiverem a causar problemas e os mesmos decorram de falta de manutenção por falha do cliente.
b) Falta de rotatividade das passwords ou passwords fáceis que são depois descobertas por auxilio de vírus nos computadores dos clientes.
Tudo o que seja injecção de código malicioso por falha nestas circunstancias, a trignosfera irá preventivamente suspender os alojamentos afectados e apenas os irá reabrir após compromisso do cliente na sua resolução.
c) Iremos também suspender preventivamente qualquer alojamento ou alojamento de clientes de revenda, que não respondam aos nossos emails de report de problemas detectados.
Temos visto que mais de 70% dos emails que enviamos aos clientes não obtêm resposta ou mesmo resolução do problema. O não levar a sério o que indicamos irá agora dar direito a uma suspensão dos serviços.
d) Actualmente a Trignosfera filtra apenas os emails á entrada com auxilio de softwares dedicados e o ClamAV+SpamAssassin. Em breve vamos começar também a filtrar todos os emails á saída para que possamos impedir qualquer difusão
de emails que possa ser considerada SPAM. Esta análise terá como base todas as combinações conhecidas e actualizadas pelas diversas Listas Internacionais de Anti-Spam.
e) Estão a partir de hoje impedidos quaisquer envios de Newsletters usando os servidores de email da Trignosfera. Esta situação já estava indicada nas regras gerais da Trignosfera. No entanto abríamos ainda a excepção para
clientes que nos solicitassem essa permissão. Com as novas regras o impedimento passa a ser para todos os clientes. Iremos em breve apresentar uma solução dedicada para o envio de newsletters que será optimizada para esse fim.
f) Alteramos a partir de hoje o limite de envios de email por hora. O valor passa a ser ajustado de acordo com a reputação dos IP´s da Trignosfera. Este valor será para já ajustado até ao limite definido nas regras gerais da Trignosfera.
Encontramos-nos a ajustar este valor de acordo com o volume de envios que são detectados nos vários servidores da infra-estrutura da Trignosfera.
g) Iremos ser criteriosos em todos os clientes que não respeitem as regras. Temos já á vários anos implementado um sistema de coimas que penaliza os clientes que listem os nossos ip´s e prejudiquem outros clientes que se encontem no mesmo servidor.
A partir de hoje não iremos estar SEMPRE vigilantes e iremos proceder a uma política de zero tolerancia a quem por mais que uma vez infrinja as regras estabelecidas.
Com este conjunto de regras e normas que estão disponíveis para consulta no seguinte link:
– https://www.trignosfera.pt/content/regras-gerais
Contamos reduzir de forma muito significativa, os efeitos penalizadores do SPAM em todos os nossos clientes.
Iremos também ajustar-nos ao que nos parece ser a tendência do mercado em tornar mais restrita e penalizadora a utilização abusiva dos serviços de emails e do email em si.
Contamos que na maior parte dos casos os clientes na pratica nada notem nos seus serviços de email. No entanto no geral, contamos em garantir um ainda melhor serviço e uma maior estabilidade e garantias de que quando um email é enviado o mesmo é 100% recebido.
Como sempre, caso tenha alguma dúvida ou questão sobre esta situação ou outras questões não hesite em nos contactar pelos nossos diversos métodos de contacto:
Emails:
geral@trignosfera.pt
admin@trignosfera.pt
apoio@trignosfera.pt
Ou através das nossas presenças nas redes sociais:
Facebook:
www.facebook.com/trignosfera
Twitter:
www.twitter.com/trignosfera
Com os meus melhores Cumprimentos,
Paulo Eduardo
CEO – Trignosfera