Não ao Overselling!Overselling

A Trignosfera como empresa que trabalha de forma clara e transparente, não apoia qualquer tipo de prática menos correcta em termos de apresentação de serviços e recursos, como tal não apoiamos o Overselling.
Tendo em conta que não é fácil detectar os concorrentes que praticam esse tipo de prática aqui deixamos uma explicação sobre o que é afinal o Overselling e porque razão é importante não apoiar concorrentes que o praticam…
Muitos clientes nos têm perguntado como é possível haver concorrentes que praticam preços quase “dados”, oferecendo planos de alojamento com Dezenas de Gigas de espaço e o tão famoso “tráfego ilimitado”?

A explicação é bastante simples...
No mercado temos visto cada vez mais políticas agressivas de venda de hosting.
Numa tentativa de vender mais e angariar mais clientes, muitas empresas do sector, estão a apostar no Overselling de forma a conseguir maximizar as suas vendas e clientes.

Apesar de parecer uma solução miraculosa para obter mais lucro, o overselling é uma prática condenável e desonesta que acaba por criar a médio prazo problemas aos clientes e também á própria empresa de alojamentos, que poderá não aguentar a sobrecarga de clientes e contas num curto espaço de tempo.

Essencialmente o Overselling é vender o que não se tem...
Vender recursos que não se tem partindo do princípio que o cliente não os irá utilizar totalmente, sendo o remanescente utilizado por outras contas, e assim sucessivamente.
Ou seja efectivamente está a pagar para não ter direito ao serviço que pagou…

Obviamente que assim se torna bastante simples ir colocando e colocando contas sem qualquer noção do perigo que pode constituir, para os clientes que efectivamente adquiriram serviços de alojamento.
Se juntarmos a isto a deslocalização dos servidores, infra-estrutura e suporte para bem longe de Portugal, num qualquer país estrangeiro, temos uma situação verdadeiramente perigosa para o cliente.
Ter serviços de overselling permite ter planos de alojamento/revenda e vps, bem mais baratos que num serviço que não use overselling (como é o caso da Trignosfera).

Abaixo deixo um texto que exemplifica bem a diferença entre uma empresa que faz overselling e outra que não faz overselling:

O que é o overselling?

Overselling é uma prática polémica, que algumas empresas de alojamento usam e outros não.
Basicamente significa vender recursos que não se tem.

Num exemplo simples, imagine uma empresa de alojamento que coloca em produção, uma máquina equipada com 1 Disco Rígido de 200 GB para servir como revenda.
Em seguida, a empresa vende 50 planos de revenda de 20 GB de espaço cada um, totalizando então, 1000 GB vendidos.
Se todos esses 50 clientes utilizarem os 20 GB de espaço a que tem direito nas suas revendas, estes clientes estarão a fazer uso de 1000 GB de espaço (50 x 20 = 1000), sendo que fisicamente, apenas 200 GB estão disponíveis. Ficarão a faltar 800 GB de espaço físico!

Conforme dito, este é um exemplo bastante simples e está a considerar apenas o tamanho integral do Disco Rígido.
Mas é importante salientar que um Disco Rígido jamais tem o seu espaço integral para ser utilizado: o próprio sistema operativo e programas instalados no servidor consomem grande parte deste espaço.
Há também o backup realizado na máquina que se feito apenas dos dados de clientes, irá duplicar o espaço, por exemplo, se existem 50 clientes a utilizar 20 GB de espaço cada um, isso totaliza 1000 GB conforme explicado anteriormente, então, serão também 1000 GB adicionais só de backup. O total seria então 2000 GB de consumo!
Ou seja, a empresa de alojamento vende 1000 GB, precisará de pelo menos 2000 GB, e na realidade, tem apenas 200 GB!

Em contrapartida, a empresa de alojamento que não faz overselling, está a trabalhar com responsabilidade, seriedade e honestidade, pois não está a vender aquilo que não tem, e por consequência, não está a colocar os seus clientes em risco.

Mas como tudo tem um peso e uma medida, esta segurança que se tem em não trabalhar com overselling, também tem o seu inconveniente.
Este inconveniente é o de se lucrar menos.
A Trignosfera lucra menos e também os seus revendedores lucram menos.
A explicação para isso é muito simples: enquanto a empresa de alojamentos que faz overselling trabalha no escuro entupindo sua máquina de clientes até não poder mais, a empresa de alojamentos que não faz overselling trabalha com máquinas adequadamente dimensionadas.
Este planeamento determina quantos clientes caberão na máquina, e considera o espaço ocupado pelo sistema operativo e pelos programas (Apache, PHP, MySQL, etc), considera o espaço ocupado pelos backups (no caso da Trignosfera são 3x o espaço real ocupado pelas contas, pois temos 3 pontos de backups por cliente em cada servidor), considera o espaço necessário para o sistema armazenar os seus arquivos temporários e ainda deixa uma margem para upgrade de espaço (venda de espaço adicional).

Agora já sabe a diferença entre trabalhar ou não com overselling, é fácil perceber que o overselling representa um risco muito grande para qualquer empresa de alojamentos e os seus clientes.
Não adianta entupir-se de clientes se o seu serviço não for confiável. Mais cedo ou mais tarde, o overselling sempre traz surpresas desagradáveis prejudicando essencialmente os clientes.
Os clientes vão ficar insatisfeitos e irão denegrir a imagem dessa empresa no mercado (fazendo propaganda negativa dos seus serviços).
Em contrapartida, uma empresa que não faça overselling lucra um pouco menos, mas tem clientes satisfeitos e fiéis ao seu serviço, que ainda lhe renderão mais clientes por indicação ao longo do tempo.

Penso que com esta explicação tenha sido clarificada a diferença entre os serviços e os valores que a Trignosfera oferece no mercado e alguma da sua concorrência.
Não trabalhamos para as massas, mas sim para quem quer um serviço de alta qualidade sem compromissos.
Garantimos os nossos planos e recursos, e oferecemos as garantias necessárias de qualidade.
Seja na nossa tripla redundância de segurança, com servidores redundantes, cópias de segurança redundantes locais e externos sempre disponíveis aos nossos clientes.

Ou mesmo pelas nossas garantias de satisfação de 100% em caso de insatisfação nos primeiros 15 dias, ou 200% em caso de insatisfação nos primeiros 6 meses do serviço.
Não queremos clientes insatisfeitos na nossa empresa, e trabalhamos diariamente para que esse seja o nosso primeiro objectivo...

Portanto já sabe se não quer um serviço que seja gato por lebre, opte pela Trignosfera!