O que é o DMARC e como configurar o DMARC no cPanel…
Ao longo deste artigo, a trignosfera irá explicar o que é o DMARC , bem como apresentar-lhe os diferentes passos para que possa proceder à Configuração de DMARC no cPanel.
O que é o DMARC?
O DMARC – Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance – diz respeito ao conjunto de regras que permitem a emissores e a recetores de email, detetar, validar e tratar emails ilegítimos ou fraudulentos. Este recorre a dois protocolos – SPF e o DKIM – que devem ser previamente configurados, permitindo aos detentores de um nome de domínio definir o que é que o servidor de email de receção deverá efetuar quando um email falha na tentativa de autenticação.
De referir que o DMARC depende de uma correta implementação dos protocolos SPF e DKIM, permitindo, desta forma, definir a forma como uma mensagem de email de um determinado domínio deve ser tratada quando falha um teste de autorização. O DMARC determinará o remetente de uma mensagem de correio electrónico, e de seguida implementará a política definida para o domínio, nomeadamente:
>> de onde provém o email;
>> quais as assinaturas electrónicas;
>> quem deverá ser notificado quando caso o email não corresponda;
>> o que fazer com o email rejeitar ou entregar.
Como configurar DMARC no cPanel?
1. Aceda ao cPanel e introduza os seus dados de acesso;
2. Depois de aceder, seleccione a opção “Zone Editor”
3. Posteriormente, selecione “ADD RECORD”;
4. Selecione o domínio para o qual pretende ativar o DMARC e clique em “MANAGE”;
5. Depois de configurado, selecione a opção “ADD RECORD”;
>> Name: Deverá colocar _dmarc.oseudominio.
>> Type: Deverá selecionar TXT
>> Record: Coloque a informação apresentada abaixo
v=DMARC1;p=reject;sp=none;adkim=s;aspf=s;pct=100;fo=0;rf=afrf;ri=86400
Deverá ter em atenção:
>> O domínio deverá apontar para os DNS do serviço de alojamento. Caso não aponte deverá configurar a informação no respetivo servidor de DNS;
>> Terá de ativar primeiramente o SPF e o DKIM antes de configurar o DMARC;
>> As alterações poderão demorar algumas horas a propagar.
Caso fique curioso por saber mais sobre a Trignosfera, poderá consultar outro artigo nosso com as 5 principais razões que fazem a Trignosfera ser a sua escolha acertada!
– https://www.trignosfera.pt/content/5-razoes-para-ser-nosso-cliente
Caso tenha alguma duvida ou questão sobre este artigo ou até outras questões, não hesite em nos contactar pelos nossos diversos métodos de contacto:
Emails:
geral@trignosfera.pt
Admin@trignosfera.pt
apoio@trignosfera.pt
Ou através das nossas presenças nas redes sociais:
Facebook:
www.facebook.com/trignosfera
Twitter:
www.twitter.com/trignosfera
Com os meus melhores Cumprimentos,
Paulo Eduardo
CEO & Founder – Trignosfera